Resultado da eleição do DCE-USP 2012 e agradecimentos aos que apoiaram a Reação

Agradecemos os 2.660 estudantes que acreditaram em nosso projeto e confiaram seu voto à Reação, fazendo história como o melhor desempenho de uma chapa apartidária concorrente ao DCE da USP até hoje. Principalmente manifestamos nossa admiração e gratidão às dezenas de estudantes de diversos cursos e unidades que, mesmo não estando inscritos na chapa, colaboraram passionalmente no esforço eleitoral em prol da Reação.

Enfrentamos uma luta desigual.

Contando mais de 400 profissionais em campo e recursos logísticos partidários do PSTU e PSOL de proporções imensuráveis, a Não Vou me Adaptar esteve sempre com urnas abertas em seus cursos de maior penetrância e tornou-se a vitoriosa do pleito com 6.964 votos.
Com menos de 100 estudantes no processo, muitos deles calouros, a Reação desenvolveu uma campanha modesta: não tivemos camisetas, não expusemos enormes krafts em entradas de prédios, e nosso material impresso foi um simples folheto 10x15cm com o resumo de nossas propostas, enquanto nossos concorrentes distribuíram enormes publicações em formato de jornal A3. Em adição a estas intempéries soma-se a abertura descontínua das urnas em cursos onde contávamos com grande apoio. Mesmo desafiando todos esses infortúnios, a Reação e seus valorosos apoiadores e colaboradores conquistaram juntos 2.660 votos e chegamos em segundo lugar. Conduzimos uma campanha “tostão contra milhão” e encerramos ela da forma mais que orgulhosa possível.

Desde o início a Reação fez uma campanha limpa.

Não proliferamos boatos ou mentiras sobre opositores em nossos materiais de circulação.
Não insultamos concorrentes em locais de votação ou panfletagem, mesmo não tendo havido reciprocidade neste quesito por parte de outras chapas, que frequentemente ameaçaram ou até mesmo agrediram estudantes que pediam voto para a Reação.
Não escondemos nossas convicções e credos, estando sempre transparentes em nossa carta-programa, em nossos vídeos, em entrevistas públicas, e em debates presenciais.

Obtivemos uma vitória moral em novembro de 2011.

Desde o ano passado a Reação denunciou o golpe do adiamento das eleições originalmente marcadas para o final de novembro. Essa manobra perpetrada por nossos opositores foi claramente uma atitude de desespero para impedir que a grande massa indignada de uspianos manifestassem sua oposição à então greve. Para vencer a Reação na urnas foi necessário adiar em 4 meses o pleito e trabalhar ferozmente para que a greve e os absurdos de 2011 caíssem no esquecimento.

Tem início hoje a campanha pelo DCE-USP 2013.

Todos que colaboraram para a Reação nesta eleição estão convidados para integrar, em novembro próximo, a chapa de continuidade do projeto da Reação para o DCE-USP 2013 bem como a manutenção de nosso movimento de contestação sobre a atual condição do Movimento Estudantil da USP ao longo do ano. Esta eleição não é um fim, mas sim um começo de uma jornada da qual sairemos todos vencedores, é apenas uma questão de tempo.

13 Respostas para “Resultado da eleição do DCE-USP 2012 e agradecimentos aos que apoiaram a Reação

  1. Bola pra frente pessoal. A nossa jornada contra esse atraso de 40 anos está apenas começando.

  2. A chapa NVMA venceu nas urnas. Por outro lado, quem perdeu não foi somente a Reação; foram também aqueles alunos que precisam de uma excelente universidade e utilizam a USP para estudar.

  3. Valeu pessoal!
    voces foram vitoriosos por terem feito uma campanha limpa, sem precisar usar a tatica de colocar “medo” nos alunos, como fez a chapa vencedora.
    Parabens e vamos em frente para a proxima eleicao…
    Contem comigo!

  4. Parabéns Reação, fico feliz ao saber q está nascendo uma oposição APARTIDÁRIA e SEM RABO PRESO às vertentes falidas e anacrônicas q dominam o ME uspiano. Meus sinceros parabéns pela sua luta transparente e desligada de interesses e diretrizes vindos de fora dos campi USP. Espero q esse começo não se acabe, e a reação às ações acintantes da velha situação discente ao longo dos anos letivos se faça cada vez mais presente no nosso dia a dia, pq a luta continua. Valeu!

  5. Apoio desde já a retomada do DCE para um Gestão preocupada com a vida ACADÊMICA de nossos colegas

    Somente ser um centro de convivência social e com movimentos que afetam o principal objetivo a que todos vieram para estudar……

  6. Parabens a chapa, infelizmente, essas chapas fazem de tudo para se perpetuar no poder, como fazem várias chapas espalhadas pelo Brasil, mas finalmente uma oposição está surgindo e começando a se articular, a UNB é a prova disso, garanto que nos próximos anos esses políticos profissionais perderão o DCE nas universidade e teremos entidades que realmente se preocupam com o interesse dos estudantes.

  7. Acompanhei por alto a disputa e vi a custa de quê a outra chapa venceu.

    Parabéns pela votação e por jogarem limpos.

  8. Se vocês querem se manter unidos procure algum tema político nacional pra defender, mas sem se envolver com partidos. Sugiro a defesa de um plebiscito para realização da reforma política.
    Voto distrital X lista fechada.

  9. Boa sorte para vocês tenho visto nos jornais a bagunça que virou essa faculdade, espero que vocês consigam limpa La na próxima eleição.

  10. Parabéns REAÇÃO!!

    O Brasil precisa de vocês. A Educação precisa de vocês. TODOS precisamos de uma educação que seja sinal de EXCELÊNCIA e DECÊNCIA e não da triste “descência” que estamos cansados de ver.

    Força, coragem e luta. A vitória será consequência.

    Não desistam, NUNCA!!

  11. Olá bravo pessoal da REAÇÃO, parabens pela bela votação na campanha do tostão contra o milhão! Sou um daqueles que se ligou na questão uspiana por causa da morte do estudante Felipe Ramos de Paiva (que Deus tenha sua alma e console sua família). Não sou estudante. Estou com vocês porque temos a mais bela e mais nobre bandeira política que existe: A VIDA ACIMA DE TUDO! Pois sem a vida, nada existe. A esquerda imbecil não consegue perceber esta obviedade. Tenho certa idade e experiência de vida, a qual pretendo oferecer ao longo deste ano, para que, em 2013, os cumplices morais do assassino não possam mais emporcalhar a DCE com sua imunda presença. Viva a REAÇÃO e aguardem mais contatos meus com humildes sugestões para ajudar nessa nobre caminhada. Saudações republicanas,
    Rodrigo.

  12. Realmente eu estava sabendo das eleições, mas não sabia que havia uma chapa com propostas contrárias as de sempre. Se eu fosse abordado com suas propostas certamente arrumaria no mínimo mais 20 votos para vcs.

  13. Certa vez um professor me disse uma frase que jamais esqueci: “Finais felizes são extremamente raros na América Latina.” E é verdade, mas os poucos que acontecem, existem por causa de pessoas como vocês. Parabéns pelo empenho e luta! Um dia venceremos as forças do atraso.

Deixe um comentário