Atuação dos RDs da Reação no Conselho Universitário em 20 de junho de 2012

Na quarta-feira dia 20 de junho foi realizada a primeira reunião do Conselho Universitário, órgão deliberativo máximo da USP, com os representantes discentes (RDs) eleitos pela Reação na eleição de março passado.

RDs presentes da Reação:

– Carmo Oliveira, FFLCH, titular.
– James Emanoel, IRI, titular.

Notificamos que, ao contrário do notificado anteriormente, a segunda cadeira do CO está ocupada pelo estudante de Relações Internacionais, James Emanoel Candido, e não pelo politécnico Lucas Santos Sorrillo.

Segue abaixo o relato da reunião, com os devidos itens votados pelos nossos RDs da Reação e as respectivas posições tomadas por eles.
O texto original encontra-se no perfil de Facebook de Carmo Oliveira: LINK

=======================================================

Em observância as propostas defendidas pela chapa no ano passado, repasso meus pareceres como seu representante no conselho universitário.

CONCESSÃO DA MEDALHA “ARMANDO DE SALLES OLIVEIRA”

Proposta de concessão da Medalha “Armando de Salles Oliveira” ao Prof. Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz, Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, encaminhada por 89 membros do Conselho Universitário.

(Pra quem como eu não o conhece: http://www.fapesp.br/63 )

Votei a favor, o sujeito fez umas pesquisas sobre fenômenos ultrarrápidos, utilizando sistema de lasers e ótica linear, como eu nem sei o que isso quer dizer obviamente julguei um avanço imensurável para a ciência, fora que o Prof. Carlos é membro do conselho da FAPESP que tem atuação séria e competente na definição e execução de politicas, programas e ações de fomento e investimento em pesquisa.

[Aprovado]

TÍTULO DE PROFESSOR EMÉRITO

Proposta de concessão do título de Professor Emérito da Universidade de São Paulo ao Prof. Dr. Celso Lafer, Professor Titular aposentado do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito e Presidente da FAPESP, encaminhada por 90 membros do Conselho Universitário.

(Pra quem também não o conhece: http://www.fapesp.br/1284 )

Votei a favor, a titulação emérita é concedida a professores aposentados que tenham se distinguido por atividades didáticas e de pesquisa. Indiscutivelmente o Prof. Lafer atende aos requisitos e dada minha admiração pessoal por ele votei com muita alegria.

[Aprovado]

ALIENAÇÃO

Segundo um artigo, já suprimido, da constituição do Estado de São Paulo, apostando no crescimento da universidade pública, as heranças vacantes iriam para posse da Universidade de São Paulo.

A proposta encaminhada seria a venda de 9 desses imóveis, que a USP tem a posse ou parte dela. Os imóveis encontram-se em estado lamentável de conservação e foram devidamente vistoriados por técnicos para encontrar o valor de mercado, caso procedessem para leilão.

Votei a favor da VENDA dos imóveis, uma vez que o estatuto (dos tempos da ditadura hehe) impõe que os valores obtidos com a venda de imóveis sejam empregados em MORADIA ESTUDANTIL.

Valor total da venda dos imóveis, cerca de 2.235.949. Lembro, esse valor deverá ser aplicado em moradia estudantil, fiscalizarei!

[Aprovado]

ALTERAÇÃO DO REGIMENTO GERAL DA USP

Ofício do Diretor da EACH, encaminhando a proposta de alteração do artigo 122 do Regimento Geral, com a inclusão de parágrafo único, tendo em vista a inexistência de Departamentos na EACH. Com posterior reparo ao artigo 125.

Votei a favor, questão pequena, apenas uma correção.

Texto Atual / Texto proposto

Artigo 122 – Os cargos da carreira docente serão criados em cada Departamento, mediante proposta do respectivo conselho, com pronunciamento favorável do CTA e da Congregação e aprovação do Co.

Artigo 122 – Os cargos da carreira docente serão distribuídos para cada Departamento, mediante proposta do respectivo conselho, com pronunciamento favorável do CTA e da Congregação e aprovação do Co.

Parágrafo único – Nas Unidades que não se organizam em Departamentos, os cargos da carreira docente serão distribuídos para a própria Unidade, obedecendo-se ao procedimento previsto no caput deste artigo.

Artigo 125 – Os concursos far-se-ão nos termos dos respectivos editais segundo as disposições do Estatuto, deste regimento e do regimento da Unidade.

§ 1º – Os concursos serão feitos para o Departamento, de acordo com programa especialmente elaborado com base em disciplina ou conjunto de disciplinas, de modo a caracterizar uma área de conhecimento.

§ 2º – O programa, proposto pelo Departamento, deverá ser submetido à apreciação da Congregação.

Artigo 125 – Os concursos far-se-ão nos termos dos respectivos editais segundo as disposições do Estatuto, deste regimento e do regimento da Unidade.

§ 1º – Os concursos serão feitos para o Departamento, de acordo com programa especialmente elaborado com base em disciplina ou conjunto de disciplinas, de modo a caracterizar uma área de conhecimento.

§ 2º – O programa, proposto pelo Departamento, deverá ser submetido à apreciação da Congregação.

§ 3º – Nas Unidades que não se organizam em Departamentos, os concursos serão feitos para a própria Unidade, de acordo com programa especialmente elaborado com base em disciplina ou conjunto de disciplinas, de modo a caracterizar uma área de conhecimento.

§ 4º – Nas Unidades de que trata o §3º, o programa será proposto pela CG, ou, quando o caso, conjuntamente pela CG e pela CPG, e deverá ser submetido à apreciação da Congregação.

[Aprovado]

REESTRUTURAÇÃO DEPARTAMENTAL

Votei a favor da reestruturação departamental da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos. A proposta contempla a criação de dois novos Departamentos: o de Medicina Veterinária e o de Engenharia de Biossistemas.

Custo anual = 178.738 R$

Votei a favor da reestruturação departamental da faculdade de odontologia de Ribeirão Preto, envolvendo Departamento de Morfologia, Estomatologia e Fisiologia e o Departamento de Clínica Infantil, Odontologia Preventiva e Social.

Custo anual = 30.904,59 R$

[Aprovado]

ALTERAÇÃO DE REGIMENTO DE UNIDADE

Proposta de alteração dos artigos 36, 37 e 48 do Regimento do Instituto de Ciências Biomédicas.

Votei contra, os artigos em questão tratam da prova de seleção de novos professores, há um interesse em complicar a seleção deixando-a mais na mão de poucos examinadores, no meu entender um interesse de monopolizar o ICB em torno dos diretores e professores já selecionados.

[Aprovado]

REGIMENTO DE UNIDADE

Votei a favor da aprovação do novo regimento da escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Votei a favor de alteração no regimento do Museu de zoologia que obriga que tenha ao menos um Representante Discente nas comissões do Museu, cobrem o DCE para que essa representação seja feita.

Votei a favor, seguindo as ordens do CREMESP e CFM, alteração no regimento do hospital universitário para eleição de diretor clinico. (Membros do DCE e do Sintusp queriam que os doentes votassem hehe).

[Aprovado]

MUDANÇA DE NOME DE DEPARTAMENTO  

Votei a favor, proposta de alteração do nome do Departamento de Radiologia para Departamento de Radiologia e Oncologia, da Faculdade de Medicina.

Votei a favor, proposta de alteração do nome do Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária (PHD) para Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (PHA), da Escola Politécnica.

Votei a favor, proposta de alteração do nome do Departamento de Materiais Dentários para Departamento de Biomateriais e Biologia Oral.

[Aprovado]

MINUTA DE RESOLUÇÃO  

Minuta de Resolução que altera o artigo 4º da Resolução nº 5483/08, que institui o Prêmio Excelência Acadêmica Institucional USP.

Votei a favor, a minuta de Resolução altera os termos de alguns incisos do art. 4º, de forma a tornar claro que a premiação poderá ser feita em favor daqueles que tenham, efetivamente, exercido atividades de interesse da USP ao longo de, pelo menos, seis meses no ano de medição dos resultados.

[Aprovado]

CRIAÇÃO DE HABILITAÇÃO

Proposta de criação de Habilitação em Língua e Literatura Coreana para o curso de Letras, período matutino, com 15 vagas, na FFLCH. Em parceria com a Korea Fundation.

Votei, obviamente a favor \o/ VIVA A FFLCH!

[Aprovado]

AMPLIAÇÃO DE VAGAS

Proposta de ampliação de vagas da Habilitação Engenharia de Petróleo, de 10 para 50 vagas, da Escola Politécnica, em Santos e Proposta de ampliação de vagas da Habilitação Engenharia de Minas, de 10 para 40 vagas, da Escola Politécnica.

Votei, orgulhosamente a favor.

[Aprovado]

TABELA DE VAGAS

Votei a favor da tabela de vagas para o Concurso Vestibular de 2013 com a novidade dos cursos da Poli noturno 🙂

[Aprovado]

=======================================================

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s