Atuação dos RDs da Reação no Conselho Universitário em 26 de junho de 2012

Na terça-feira dia 26 de junho foi realizada uma reunião extraordinária do Conselho Universitário com a temática de democracia e inclusão na USP, em moldes similares a outra reunião extraordinária já ocorrida em 2010.

Segue abaixo o relato da reunião.
O texto original encontra-se no perfil de Facebook do RD James Emanoel: LINK

========================================================

947ª Sessão do Conselho Universitário da Universidade de São Paulo.

As pautas do 947ª Conselho Universitário foram:
1) Estrutura do Poder na Universidade de São Paulo;
2) Inclusão Social/Cotas.

Foi definido no Conselho Universitário anterior (946ª) que seriam colocadas três horas para o primeiro tema e uma hora para o segundo tema, podendo-se alterar a ordem de apresentação e debates das pautas de acordo com a escolha dos conselheiros. Desta forma, cabe salientar que, o debate para o tema “estrutura de poder” foi posto em primeiro e o debate para “inclusão social/cotas” foi o segundo tema a ser debatido. Pelo fato do segundo tema ser demasiadamente extenso, já na reunião 946ª, ficou decidido o reencontro posterior para novos conselhos para o debate desse tema. No final acabaram sendo postergados, para uma participação mais ampla de todos os conselheiros, ambos os temas.
Tratando-se dos acontecimentos sobre o tema “inclusão social/cotas” foram apresentadas duas exposições, a primeira, da Professora Telma Tenório Zorn, Pró Reitora de Graduação, mostrando diversos dados do programa inclusp e como este elevou o número de alunos de escolas públicas na USP e, a segunda apresentação, foi feita pelo Conselheiro Leandro Salvático que mostrou algumas considerações a respeito do tema “cotas raciais”, alguns amparos legais do STF e como a apresentação estatística da Professora Telma mostra o todo da USP e, dessa forma, ele defendeu a idéia que para um aperfeiçoamento do programa se deveria adotar o sistema de reserva de vagas por curso. Não houve posicionamento dos demais conselheiros pelo esgotamento do tempo anteriormente proposto ficando para a próxima reunião o debate.
O tema “estrutura de poder” houve duas apresentações, a primeira, do Professor Renato Janine Ribeiro, defendendo a idéia, em linhas gerais, de uma ampliação dos concorrentes, de modificações na formas de escolha, entre outra e, em última análise não alteraria a estrutura de apenas os Professores Titulares serem possíveis candidatos e, consequentemente, reitores. Houve alguns conselheiros que se posicionaram de maneira a defender os mais variados pontos de vista, como: diretas para reitor, não necessidade de “escolha” pelo governador na lista tríplice, votação em três Professores (escolhidos) ao invés de um, entre outras. Para não estender demasiadamente o texto apenas observo a fala do Conselheiro Dário Neto, que, ao meu entender, propôs algumas questões que realmente me chamaram atenção como a questão do “mérito”, diferenciando, mérito acadêmico, mérito administrativo e mérito político e afirmou que, para um candidato e, posteriormente, um eficiente Reitor, dever-se-iam ter esses “três méritos” e que, não apenas Professores Titulares os obtêm na maioria das vezes. Houve outros pontos importantes discutidos e, caso alguém tenha alguma dúvida, pode escrever que esclarecei na medida do possível e observando sempre uma abordagem mais objetiva possível.

========================================================

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s